domingo, julho 15, 2012

Voltar à Escola?

Foi assim. Às 10 horas, chegaram os primeiros romeiros. Depois foram ganhando coragem e procuraram, no meio daquelas árvores e suas benéficas sombras, recordações de um passado agradável que, não voltará. Mas que conforta reviver. A prof. Maria da Fé e uma das queridas funcionárias estavam para nos dar as boas vindas. Risadas, abraços e, vejam lá! até lágrimas... Toda a Escola e muitas fotos ao nosso dispor para recordar, recordar. Fotos que hão de merecer uma escolha especial para esta página, talvez lá para Setembro. Não vai ser fácil, pois são às centenas.
Alguns e algumas vieram com os filhos e filhas. Delicadeza da Gente da Escola: sumo para as Crianças e moscatel para para os adultos, que até podiam optar. Os Adultos, claro. Custou a "descolar" quando a hora do almoço já "dava horas" na barriga. Fotos e mais fotos. Para mim, para ti, para ele, para ela.
Lá no Mirante o acolhimento foi digno. Qualidade e fartura, num rodízio de peixe grelhado no carvão. Saladas e complementos a condizer. Obrigado, D. Adelaide! Falar e comer; comer e falar. Reapertar laços que já foram nós bem dados. E criar novos laços. Gente das três últimas décadas do século passado, dois ainda dos pavilhões iniciais, cá ao fundo, década de 70, o Luís Gabriel e o João Baptista - também este a fazer de anfitrião, porque o Prof. Maria da Fé tinha de ir cuidar dos Pais lá no seu Alentejo - passando pela explosiva década de 80 e lá chegámos aos representantes da década de 90, dos quais destaco um outro João, o Santos, o fundador desta página, portanto, um dos "culpados" de este dia ter sido vivido desta maneira.Agradeço-vos, João e João.
Já o almoço estava bem encaminhado e o lindo filho da Viviane "Mamã, depois voltamos para a tua Escola..." O Diogo sentiu o que todos lá experimentamos: quem vai àquela Escola fica "apaixonado".
O sol, na tarde, começa a amolecer. Contas feitas, fotos e fotos na escada, com risadas e brincadeiras e algumas piadas para os meus ouvidos "surdos". Sim, a Maria das Dores foi muito lembrada. Mas não a quis convidar, pronto. Ainda mais uma fotografia com estes e com aquelas! Beijos, abraços, despedidas de "para o ano há mais", troca de números e endereços e promessas. Algumas havemos de cumprir!
Para a Historia deste 1º. Encontro de Saudades, os nome dos presentes no almoço:
O António Serrano e seus dois lindos Filhos, Luís e João; o Zé, a Mónica e seus dois lindos filhos; o Rogério, a Esmeralda e seus dois lindos Filhos; as queridas irmãs, Júlia e Liliana; a Tânia Santos, a Sónia Oliveira e o Humberto; o João Baptista, decano dos alunos desta Escola; a Susana Vítor com os queridos Pais e o lindo Filho; a Sílvia, o Esposo e a linda Patrícia; a Viviane e o seu lindo Diogo; a Susana Vilhena e o seu lindo Menino; o João dos Santos, o João Carromeu e o Fábio.
Ainda na Escola pudemos rever o João Pedro Vieira e a linda Filha; a Cláudia; o Luís Batista e a sua linda Menina; a Xana, o Mário e a sua linda Rafaela.
 
Foi pouco?! Foi muito?! Ah! Foi bom! Bem hajam, TODOS!
Notas:
1. Fotos da 1ª. turma que leccionei na Escola do bairro da Azeda, em Setúbal, em 1977/78.
2. Foto da última turma que leccionei na escola do bairro da Azeda, em      Setúbal, quadriénio de 1986/90.
3. Uma Escola de paixão. Só pode entender quem lá entrou, lá viveu e conheceu aquela GENTE!!!


Sem comentários: