segunda-feira, outubro 27, 2008

Junto da Mãe!!!

O Bispo de Setúbal com o seu Presbitério






















Peregrinação Diocesana de 2008
Sábado, 25 de Outubro.Foi numa manhã serena de um Outono que se vai tornando seco. Os caminhos de Setúbal desembocavam a Fátima, por convocatória do Bispo desta Diocese de entre Tejo e Sado. E o Rebanho respondeu.
Pelas dez horas, já uma significativa multidão se espraiava pela zona da Capelinha, rezando e cantando em honra da Mãe de Jesus e Mãe nossa.
Às 11 horas, a Igreja da Santíssima Trindade ficou repleta, até às portas, para a celebração da Eucaristia. Momento único para o nosso Bispo e para os seus diocesanos: era a primeira vez que ele ali celebrava; era a primeira vez que, na sua grande maioria, ali se congregavam. Ainda na Adoração Eucarística, quase todos os lugares estiveram preenchidos, até às 17 horas. Os cânticos, as orações, as leituras, os silêncios, o estar em comunhão, tudo me convidava ao recolhimento, à oração, à contrição. Procurei, na minha fragilidade, aproveitar de tão sublime momento.Foram de paz e alegria as palavras que o Senhor D. Gilberto nos dirigiu. Também de gratidão a Nossa Senhora e a Jesus Cristo. Assim culminou o triénio dedicado ao estudo da Sagrada Escritura. Foi o ponto de partida para a celebração, digo mais, para a vivência, "em Espírito e em Verdade", do "Ano Paulino", agora dedicado ao estudo da vida e obra do grande Apóstolo dos gentios.

Sem comentários: